Organizacional de arquivos de imagens

Metodologia

Catalogação

Implementação

Coordenação Técnica

Montagens de Núcleos de Fotografias de Produtos

Acompanhamento técnico de produções artísticas completas (artes visuais)

CONSULTORIA

ABORDAGENS

O primeiro contato do Estúdio Matiz é uma entrevista para apurar melhor como customizar o serviço de acordo com suas demandas. A depender da natureza do trabalho e dos tipos de arquivos, um novo procedimento é desenvolvido. 

 

No segundo momento é elaborado um método classificado em categorias principais que podem variar desde meios como imagem, vídeo, documentos textuais, registros documentais, estudos preliminares, até suas derivações, durante o processo de catalogação e organização do acervo.

 

​Nos casos de impressão, reunimos fornecedores que melhor atendam as necessidades de cada produção artística em suporte fotográfico fine art, analógico ou digital. O trabalho respeita o cronograma de cada fornecedor, a partir do tratamento que é realizado no Estúdio Matiz, passando então pela impressão fine art, adesivagem e molduragem.

No acompanhamento de artes visuais, que é indicado ao mercado de arte e fotografia, recomendamos a nossa participação, quando necessário, desde começo do trabalho. Traduzimos as questões técnicas para o artista desde o início, escolhendo os substratos especiais e permanentes, tipos de papel e gramatura, o melhor método de montagem e moldura, bem como assistência e análise em todo o processo de produção.

 

Na coordenação técnica, a formação de núcleos de digitalização é destinada às instituições públicas e privadas que possuem grandes e múltiplos acervos imagéticos que vão desde a iconografia, cartografia, fotografia, artístico e documental histórico, de aquisição em expansão constante.

O trabalho envolve as seguintes etapas:

  • elaboração de um projeto de digitalização; 

  • capacitação e treinamento customizado de equipes na organização de um acervo a ser digitalizado. 

  • escolha de equipamentos avançados para captura digital e luz; 

  • captura fotográfica;

  • catalogação do material digitalizado com metadados;

  • estruturação de banco de dados visando acessibilidade às imagens

  • tratamento e impressão digital, quando solicitado.